terça-feira, 7 de abril de 2009

Salada de frutas com sorvete

Hoje de manhã precisei ir ao centro da cidade.

Minha primeira reação foi de desagrado, especialmente pelo fato de saber que eu iria ao centro de carro, o que torna tudo sempre mais dificil. E mais ainda porque eu precisava ir à prefeitura resolver pendências de IPTU. Sim, um saco.

Mas fui. A manhã estava lindíssima. Coloquei meu carro em um daqueles gigantes estacionamentos do centro e fui caminhando até a Prefeitura. Ao contrário do que eu esperava, fiquei impressionada positivamente com a agilidade com a qual fui atendida. No balcão de informações já fui instruída para qual setor deveria me dirigir de acordo com minha necessidade, já empunhando uma senha de atendimento. Cheguei no andar e só havia (milagrosamente) uma pessoa à minha frente. Logo fui chamada. Ar-condicionado, bom atendimento e ainda recebi uma noticia muito melhor do que a que eu imaginava referente ao IPTU em si. Saí me sentindo feliz e fui então celebrar minha boa surpresa quanto ao imposto atrasado que não era tanto, comendo uma salada de frutas com sorvete do Mercado Público.

Foi nesse trajeto, da Prefeitura ao Mercado, com o sol lindo dessa manhã de início de outono, que fiquei feliz em ver como Porto Alegre é bonita, como nosso Mercado Público é bonito, como nossa gente é bonita. Fiquei vendo os caminhões chegando com peixe fresco para a venda no mercado, aquela gritaria alegre, aquela confusão deliciosa de uma cidade, e eu ali espectadora dessa feira livre de humanidade. Aliás, como é bom poder andar a pé pelo centro para observar essas pequenas grandezas. Estava com saudades disso. Cheguei feliz ao estacionamento, peguei meu carro e fui trabalhar satisfeita.

Sei lá, senti uma alegria de ser gaúcha, de ver Porto Alegre assim Alegre. Adoro quando consigo ver minha cidade de sempre com olhos de como nunca. Como se eu fosse uma turista.

Ah, e a salada de frutas com sorvete de creme continua a mesma. Imbatível.

4 comentários:

Marilu disse...

Se Tu foi banca 40, nossaaaaaa aquilo é muito bom dos deuses!

Olha, acho que existe um pré-conceito em relação ao Centro de POA, tá bem mais humanizado!

Eu vou lá seguido, pra mim representa a vida de uma cidade, diferente do ambiente pasteurizado de um shopping ;)

ps: muito bom ler vc escrevendo coisas boas e alegres novamente!

Bjo, Marilu

Luciane disse...

Foi lá mesmo, na banca 40! E o centro é tudo de bom mesmo.
Obrigada pelo teu carinho.
Beijos!

Nadia lopes disse...

aaaaaaaaah, eu sou uma fã da banca 40 e da salada de fruta com nata, também acho uma delícia olhar Porto alegre com olhos de turista, ás vezes faço isso com maquina, o que é ainda mais legal, por que´tento registar a alegria...

beiji

Luciane disse...

Tá, então a gente pode combinar um dia de almoçar no Gambrinus e de sobremesa comer salada de frutas na banca 40, munidas de nossos olhos fotográficos e nossas bocas literárias. Para prosear e poetizar a vida e fotografar nossa linda Porto Alegre. Que tal?